Você sabe o que são funções? Aprenda com PHP!

Você sabe o que são Funções? Já sabe como utilizá-las no PHP?

Funções são estruturas especializadas em uma ou várias tarefas, e retornam uma saída, de acordo com uma entrada. As funções podem ser “invocadas” a qualquer momento no seu programa. Existem também funções que pertencem a classes, e quando estão nestas condições, são chamadas de métodos. Porém, o foco aqui são somente Funções não pertencentes a classes.

Os requisitos básicos para realização deste tutorial são:
Familiaridade com PHP, Webserver Localhost instalado e rodando em seu computador. Caso esteja perdido, sinta-se livre para retornar alguns degraus sempre que precisar. Você não deve continuar se estiver com pressa…

Dada a seguinte interface:

Aqui, vamos exemplificar o desenvolvimento desta calculadora que efetua as operações básicas de adição, subtração, divisão e multiplicação.

Para melhorar a usabilidade do nosso projeto, preferimos que nossa aplicação não efetue refresh no momento do envio do formulário. Para isso, utilizaremos um recurso de requisição HTTP, através da biblioteca jQuery. Como o foco aqui é o PHP, não falaremos sobre código Front-end. Em nosso arquivo processa.php temos o seguinte código:

<?php
function soma($a, $b){
	return $a + $b;
}
?>

Este trecho é chamado de protótipo da função. É a parte que descreve o comportamento da Função. Ao invés de estar presente diretamente em nosso arquivo PHP, o protótipo da função poderia ser adicionado ao projeto através de um include. Como optamos pela forma mais simplificada, utilizamos desta forma.

Nossa Função se chama soma e os valores de entrada, como falei na introdução, são as variáveis $a e $b. Representados entre os parêntesis. Toda função recebe parâmetros e retorna um valor. No caso, estamos retornando o valor da operação de $a+$b, diretamente, sem atribuir à uma variável. O retorno também poderia ser baseado em uma variável, não é obrigatório retornar o resultado de uma operação diretamente.

Criamos as outras funções para as demais operações:

<?php
function soma($a, $b){
	return $a + $b;
}

function subtrai($a, $b){
	return $a - $b;
}

function divide($a, $b){
	return $a / $b;
}

function multiplica($a, $b){
	return $a * $b;
}
?>

Os protótipos das nossas funções estão prontos. Esta linha:

$operacao=$_POST["operacao"];

Atribui à variável $operacao, o valor do input type=”radio”, que define qual operação será executada ao clicar em operar. Quando preenchermos os campos Valor A e Valor B em nossa calculadora, e clicarmos em operar, de acordo com a opção selecionada, ele envia um valor diferente, através do método POST para a variável seletora, $operacao.

O seguinte trecho de código é:

<?
switch($operacao){
	case "adicao":
		echo soma($_POST["valorA"], $_POST["valorB"]);
	break;
	
	case "subtracao":
		echo subtrai($_POST["valorA"], $_POST["valorB"]);
	break;
	
	case "divisao":
		echo divide($_POST["valorA"], $_POST["valorB"]);
	break;
	
	case "multiplicacao":
		echo multiplica($_POST["valorA"], $_POST["valorB"]);
	break;
	
}
?>

Um recurso importante no PHP e também em diversas outras linguagens de programação, é o comando switch(). Ele permite que você controle as decisões do programa, baseado no valor de uma variável de controle. A variável de controle no nosso caso, é a $operacao, que se contiver a sequência de caractéres “soma”, chamará a função responsável pela tarefa de somar. Se contiver a sequência “subtracao” irá subtrair, e assim sucessivamente. Ao invés do switch(), usar o if também estaria correto, pois as exceções que trataremos, estão bem definidas e são “poucas”. O comando break executado dentro do nosso switch, finaliza um bloco case.

Espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o que são Funções em PHP. Nos próximos momentos, falaremos de outros recursos também muito importantes, na manipulação da linguagem em questão.

Obrigado e até mais! Que Deus continue nos abençoando!