Primeiros passos com Google Adwords (links patrocinados)

Conhecidos como “Links Patrocinados”, essa “nova” forma de fazer propaganda online cumpre bem o seu papel. Quando falamos de Tráfego Pago, o primeiro serviço que vem em mente é o Google Adwords, agora chamado só de Google Ads. Para dar os primeiros passos, é necessário levantar algumas questões:

  • Qual o PRODUTO ou SERVIÇO que eu desejo mostrar para o mundo?
  • Qual o público-alvo do meu produto?
  • Qual o segmento do produto(s) que desejo anunciar?
  • Onde ele será comercializado? (Segmentação por região)
  • Qual o endereço do site que receberá as visitas?

Quando falamos de Marketing Digital, o Tráfego-pago vem pra complementar os resultados orgânicos que já devem ser uma realidade do anunciante. Essas questões são fundamentais para o início de qualquer campanha no mundo dos links patrocinados, sejam eles do Facebook, Yahoo e até mesmo da Google, o nosso favorito. Ads.

Quando um usuário realiza uma busca, através de um provedor – como os vários que todos nós conhecemos – ele envia dados de solicitação e recebe dados como resposta. Sendo assim, ao navegar por diferentes páginas, o navegador armazena “cookies” que geram todo um caminho de interação com diversas páginas na web. Estes “cookies” são utilizados pelos links patrocinados para exibir para esse usuário exatamente o que ele procura ou em algum momento procurava. Este importante detalhe, nos permite entender à fundo como funciona.

Os anúncios do Google só aparecem para pessoas realmente interessadas, evitando o tráfego desnecessário e aumentando as chances destes mesmo acessos se tornarem conversões reais.

Palavras-chave
Palavras-chave são termos que remetem ao produto ou serviço que você quer mostrar para o mundo. Cada palavra-chave possui um custo, palavra-chaves genéricas ou muito populares, tendem a ter um preço mais alto.
Defina as palavras-chave para seu produto ou serviço, valendo ressaltar que as mesmas, devem expressar o seu produto de forma “exata”, para aumentar as chances de sucesso e evitar palavras-chave caras e (ou) desnecessárias. No Google Adwords, cada palavra-chave tem um custo e esse custo pode variar durante um período. Para obtenção do sucesso, é necessária uma constante manutenção e até mesmo alterações das palavras-chave e (ou) anúncios.

Investimento
Para um começo satisfatório, mesmo que para estudo, recomendo o investimento de R$200,00 para manter alguns anúncios no ar por cerca de 30 dias. O valor cobrado pelas empresas, é um mix entre o número de impressões e a quantidade de cliques que ele recebeu. As palavras-chave também tem custo, como já sabemos.Resumindo: O investimento necessário, será proporcional ao alcance dos anúncios. Quanto mais exibições e cliques, maior será o orçamento. As palavras-chave tem um papel fundamental nessa precificação

Website
O anúncio que será exibido, no fim das contas, para o usuário, o redirecionará para um Website. Esta página web deverá conter a informação anunciada de forma objetiva, direta e clara. Desta forma, além de aumentar a chance de sucesso do anúncio, melhorará seu posicionamento nos buscadores. Crie url’s e diretórios no site com palavras-chave para melhorar o posicionamento dos anúncios. Lembre-se, seja rigoroso com esta landing page (página de pouso) pois é a primeira impressão que um usuário que nunca acessou o seu site, terá ao navegá-lo.

Suporte
Muitas pessoas, por pensarem ser algo burocrático ou simplesmente por preguiça, acabam deixando de entrar em contato com as empresas provedoras dos links patrocinados em caso de dúvida. Se precisar de ajuda, peça! Nas vezes que tive alguma dúvida, ou precisei dar um up nas minhas campanhas, sempre pude contar com um especialista do Google, que me indicava os melhores caminhos para minha campanha atingir as metas propostas.

Motivação
Existe uma quantidade grande de conteúdo sobre links patrocinados na internet, especialmente sobre o Google Ads. Fazer propaganda na internet não é complicado e se outra pessoa pode fazer, nós também podemos. Vá em frente, você é o seu melhor professor!

Espero ter ajudar a fornecer um panorama-geral sobre como é anunciar no Google Ads. A ferramenta é bem completa, você precisa se dedicar para entender qual o significado de siglas como: CPC, CPM, ROI, mas não se assuste.

Se você se preocupar em entender os conceitos, e não só decorar o beabá, você vai conseguir grandes feitos! Fique ligado aqui no Escola Web pra muito mais conteúdo sobre Marketing Digital, Tráfego-pago e muito mais!