LineageOS: Como instalar e atualizar o Android do seu celular

Sucessora do CyanogenMod, famoso projeto de sistemas operacionais customizados para Android, a LineageOS recebeu como herança a importante missão de levar atualizações para modelos de celulares antigos.

Desde seu lançamento, em dezembro de 2016, o projeto lançou versões personalizadas do sistema Android (também conhecidas como ROMs) para diversas marcas e tipos de dispositivos, acumulando milhões de usuários em todo o mundo.

Riscos e benefícios da LineageOS

A razão do sucesso da LineageOS se dá pela enorme gama de novas funções e opções de customização da interface, além da possibilidade de experimentar novas versões do Android em modelos antigos. O que também chama atenção é o conjunto de medidas voltadas para a segurança e privacidade do usuário, que possuem a credibilidade reforçada pelo formato de desenvolvimento do sistema, em código aberto.

Entretanto, há uma grande barreira de adoção que impede parte dos usuários de aproveitar os benefícios do sistema: a necessidade de efetuar um processo de “desbloqueio” do Modo de Recuperação dos aparelhos — que não deve ser confundido com Root. O procedimento, caso feito de maneira incorreta, pode causar transtornos ou até mesmo a inutilização permanente do aparelho.

Também por este motivo, as fabricantes de celular determinam que o processo pode invalidar os benefícios da garantia dos aparelhos — justificando, desta maneira, o lançamento da LineageOS é para os modelos mais antigos.

Nesse contexto, caso o usuário possua um celular ou tablet que seja compatível com a ROM, o Escola Web preparou um guia descomplicado para guiá-lo durante o processo. Veja como:

Etapas da instalação da LineageOS

O processo de instalação da LineageOS passa por 3 etapas realizadas no PowerShell do Windows 10: desbloquear o Bootloader, instalar o Modo de Recuperação Customizado e, por fim, instalar a ROM. Confira se você atende todos os requerimentos e, então, leia cuidadosamente todos os passos antes de realizá-los.

Atenção: o Escola Web não se responsabiliza por nenhum dano causado ao aparelho ou a invalidação de sua garantia.

Requerimentos
Antes de começar, é crucial reunir todos os arquivos que serão utilizados durante o processo para evitar quaisquer problemas. Adiante, será necessário um computador para auxiliar o andamento das etapas — o Windows 10 será a plataforma de escolha neste guia.

A instalação da LineageOS exige os seguintes requerimentos, que devem ser baixados conforme o modelo do dispositivo:

  • ROM oficial da LineageOS. É possível encontrá-la no site oficial;
  • GApps, o conjunto de aplicativos da Google, incluindo a Play Store. Pode ser encontrada no repositório oficial. Recomenda-se a versão Stock para a maioria dos usuários;
  • Modo de Recuperação Customizado (Recovery Mode), necessário para instalar propriamente os arquivos. No guia será utilizado o TWRP, que pode ser encontrado no site oficial;
  • Arquivos de instalação para as ferramentas ADB, FastBoot e Drivers do dispositivo para o PC. É possível encontrar os arquivos das ferramentas no repositório oficial, enquanto drivers do dispositivo devem ser baixados no site oficial da fabricante, de acordo com o seu modelo;
  • Recomenda-se efetuar um backup de todos os dados no dispositivo, já que o processo os deleta permanentemente;
  • O dispositivo deve estar com sua bateria totalmente carregada antes de iniciar o processo;

Após o download dos itens, separe-os em uma nova pasta e renomeie os arquivos ROM oficial da LineageOS, GApps e TWRP para “lineageos“, “gapps” e “twrp“, respectivamente, sem alterar os seus formatos de arquivo — essa etapa será fundamental nas etapas a seguir. Adiante, extraia o arquivo de instalação das ferramentas ADB e FastBoot diretamente na raiz desta pasta. Caso feito corretamente, o resultado deve se assemelhar a imagem abaixo.

Em seguida, deve-se habilitar a opção Depuração USB no celular ou tablet candidato ao processo. Ela pode ser encontrada na seção secreta "Opções do desenvolvedor", dentro do aplicativo "Configurações". Para habilitá-la, basta seguir o caminho “Sobre o telefone > Informações do software” e tocar repetidas vezes em “Número de compilação”. Após a notificação de sucesso, a seção deve aparecer junto das demais listadas no aplicativo.

Desbloqueando o Bootloader e instalando o Modo de Recuperação customizado

Nesta etapa, deve-se desbloquear o Bootloader do dispositivo utilizando o programa PowerShell do Windows e instalar o novo Modo de Recuperação. Para prosseguir, conecte o celular ao computador por meio de um cabo USB, autorize a solicitação de depuração e siga atentamente os passos a seguir:

Aviso: não desconecte o celular do computador durante o processo. Além disso, os comandos devem ser digitados sem as aspas e se referem precisamente aos arquivos renomeados no tópico anterior. Confirme tudo antes de começar.

  • Abra a pasta com os arquivos requeridos e clique com o botão direito enquanto segura a tecla Shift, adiante, selecione a opção "Abrir janela do PowerShell aqui";
  • Digite o comando “adb reboot bootloader” e tecle Enter para reiniciar o celular no modo de bootloader;
  • Em seguida, digite “fastboot oem unlock” e tecle Enter para solicitar o desbloqueio, que deve ser autorizado pelo celular utilizando os botões de volume para navegar e o botão “Ligar/Desligar” para confirmar;
  • Digite “fastboot flash recovery twrp.img” para iniciar a instalação do novo modo de recuperação;
  • Instalando a LineageOS
  • Finalmente, na última etapa, a ROM da LineageOS será instalada. Agora, será necessário realizar a formatação completa no celular e, em seguida, carregar os arquivos de instalação para sua memória. Para continuar, selecione a opção Recovery no celular e confirme utilizando o botão “Ligar/Desligar“.

A interface do TWRP será aberta e pode ser operada com toques na tela. Adiante, deve-se:

  • Selecione a opção Wipe e, em seguida, Advanced Wipe. Selecione as opções Dalvik, System, Data e Cache e confirme o processo de formatação deslizando a barra na parte inferior da tela;
  • No PowerShell, digite: “adb push lineageos.zip /sdcard” e tecle Enter para carregar o arquivo da ROM na memória do celular. Logo após, digite “adb push gapps.zip /sdcard” e tecle enter para carregar o arquivo do Google Apps;
  • De volta ao celular, retorne ao menu principal da TWRP e toque em Install. Então, selecione a opção Select Storage e escolha Internal Storage, em seguida;
  • Adiante, selecione o arquivo “lineageos.zip” e escolha Add more Zips para adicionar o arquivo “gapps.zip“. Basta deslizar a barra na parte inferior para iniciar a instalação;
  • Ao fim do processo, o celular será reiniciado e exibirá a tela de configuração inicial caso tenha obtido sucesso;

Vale ressaltar que é importante efetuar uma pesquisa completa sobre a disponibilidade do método e ROM para o dispositivo desejado antes de tentar o procedimento em casa.

Via TecMundo