Formulário sem refresh com HTML, jQuery, Ajax e PHP

Não me diga que em pleno século XXI, você ainda constrói formulários que “recarregam” a página à cada envio. Se sim, sinto muito lhe dizer mas você está ficando para trás. Com a infinidade de frameworks JavaScript dominando o mercado, o mínimo que você precisa aprender para conseguir competir com essas tecnologias, é o Ajax

O objetivo deste artigo é mostrar pra vocês como é fácil enviar e receber dados sem o efeito “refresh” para que suas aplicações nunca mais sejam assim! Desta maneira (sem refresh), você consegue passar uma sensação de fluidez para o usuário, onde em alguns casos, ele acaba até esquecendo que está em um ambiente Web (composto por “páginas)

O Ajax é um recurso do jQuery que permite que possamos enviar um formulário em “background”, onde a requisição acontece de maneira invisível, não causando o efeito de “recarregamento” da página.

O jQuery permite que manipulemos os elementos HTML e seus atributos em tempo real. Desta maneira, podemos desenvolver uma tela de Login, por exemplo, que após informar os dados e clicar em “entrar”, o mesmo consulta o servidor acerca dos dados informados, daí então é só tratarmos a resposta obtida, para mostrar visualmente exatamente da maneira que desejamos.

A troca de informações entre cliente-servidor, geralmente é realizada através de requisições e respostas em formato JSON, que pode um objeto ou conjunto deles.

Gravei um vídeo no meu canal do Youtube, falando exatamente sobre isso. Lá tem um passo-a-passo. Dá um confere? Se gostar já se inscreve… Tamo junto, que Deus no abençoe grandemente!