Entendendo os Laços de Repetição – While, do While e For

Frequentemente em nossos programas, existe a necessidade de percorrer a memória para escrever ou encontrar um dado específico. É denominado vetor, o tipo de armazenamento que possui mais de uma “posição”, permitindo armazenar mais de um valor por-vez . Enquanto uma variável pode armazenar somente um valor por-vez, o vetor pode armazenar N dados simultâneamente.

Para popular os vetores da forma correta, utilizamos os Laços de repetição. A estrutura é composta das seguintes divisões: Condição de persistência, execução e deslocamento.

A condição de persistência define até quando o laço será executado. No momento que a condição não for mais atendida, o laço não é mais executado e a execução do programa segue normalmente

O deslocamento, geralmente é uma variável que é incrementada a cada vez que o laço é executado. Ou a cada “volta”.

O uso do For é indicado quando conhecemos o limite de “voltas” que o nosso laço realizará

for(Decl. Incremento; Condição; Deslocamento){
//processamento do laço
}

Decl. Incremento deve ser uma variável do tipo inteiro e geralmente declarada dentro do escopo do For. Neste momento é definido o ÍNÍCIO do percurso da repetição. De qual bloco começará o processo de deslocamento.

O Deslocamento incrementa um, a cada “interação”, ou execução do laço. Percorrendo assim, o vetor até que a condição deixe de ser atendida.

O While é indicado quando não temos conhecimento do número de vezes que o nosso laço deve ser executado, ou quando não conhecemos o limite do vetor a ser percorrido.

while(Condição){
//processamento do laço
Deslocamento/incremento;
}

Quando a condição se tornar falsa, a execução sai do laço e continua o restante do bloco normalmente.

O do While é similar ao While, com a diferença que a condição para repetição é testada após a execução do bloco, e não antes, como no While. Assim temos:

do{
//processamento do laço
} while(Condição)

Espero ter ajudado a esclarecer a aplicabilidade adequada dos laços de repetição na programação, independente da linguagem. Fique antenado aqui no Escola Web pra não perder nenhum conteúdo de programação Web ou Mobile!

Que Deus no abençoe grandemente!