Edite arquivos HTML, JS ou PHP diretamente no servidor, com facilidade

Quem nunca precisou trabalhar editando arquivos diretamente do servidor? O processo convencional é: Conectar ao servidor, baixar o arquivo a ser alterado, realizar a alteração localmente em seguida upar o arquivo novamente ao servidor, para que possa substituir a versão antiga.

Ufa! Cansei só de escrever! Esse processo convencional é muito demorado, nos tempos de hoje, cada segundo vale, e multiplicando a quantidade de alterações e diferentes arquivos que você opera em um dia, fica quase impraticável!

Eu tenho a solução dos seus problemas

Que o editor Notepad ++ é extremamente leve e completo, não é nenhuma novidade. O que você ainda não sabe, é que ele conta com um gerenciador de plugins que oferece downloads gratuitos de extensões do software. Um desses plugins (o que nos interessa) se chama NppFtp. Este plugin permite que conectemos ao servidor, e tenhamos acesso-direto ao arquivo que precisamos editar. Bacana, né? Mas não pára por aí. Quando você clica duas vezes em cima do arquivo e ele é aberto no Notepad ++, cada vez que você apertar o atalho para salvar (ctrl +s), ele vai criar uma cópia deste arquivo localmente, e outra remota, fazendo com que a cada salvamento, ele já atualize o arquivo no servidor. Incrível, né!

Como obter esta ferramenta maravilhosa

Você pode baixar o Notepad++ gratuitamente através do site oficial:https://notepad-plus-plus.org/downloads/ e para ativar o plugin responsável pela “mágica”, segue o tutorial:

  • Instale e execute o Notepad ++
  • No canto superior direito, clique nas opções:  Plugins>Gerenciador de Plugins
  • Pesquise por “ftp” e encontre a opção “NppFtp”, e marque a caixinha correspondente. Clique em salvar
  • O Notepad ++ será reiniciado, quando abrir novamente, clique no canto superior direito, nas opções: Plugin>NppFtp>”Show NppFtp Window”
  • Uma janela aparecerá a direita. Para adicionar os dados do seu servidor, basta clicar na “engrenagem”, em seguida “Profile Settings” e no botão “Add New”. Agora é só preencher com os dados do seu servidor Web.
  • Para conectar em um servidor, basta clicar no símbolo de “tomada”, primeiro ícone à esquerda, na janela Npp Ftp.

Espero ter ajudar você a descobrir uma maneira mais rápida de editar seus arquivos HTML, PHP, JavaScript ou Css. Não deixe de acompanhar o Blog do Escola Web! Uma novidade toda semana. Que Deus no abençoe, um salve do Matheus Pulse!