E-mail Marketing realmente vende? Você já ouviu falar do Funil de Vendas?

Você já ouviu falar do Funil de Vendas? Se trata de uma representação das etapas que um possível cliente passa, desde o início (conhecendo da sua marca, causa ou produto) até a sua aquisição/aderência. Na prática, cada potencial-cliente que conhece o que você está oferecendo, tem um determinado nível de afinidade. A aplicação do Funil se dá, este potencial-cliente recebe conteúdo especializado para a posição do funil em que ele está, visando a progressão, até a sua conversão (venda)

Lead é o nome dado a esses potenciais-clientes, que necessariamente, precisam ter conhecimento da existência da sua empresa ou serviço. Seja através de propagandas, listas de transmissões de e-mail, ou formulário de contato.

Existe um vasto material especializado na internet, sobre Funil de Vendas, aplicação e suas vertentes. Recomendo que você se aprofunde no assunto após o término deste artigo, nosso foco hoje é fornecer um panorama-geral sobre o Funil de Vendas, e a importância do E-mail Marketing no Funil. Você não precisa de muito investimento para aplicar seus primeiros funis. É uma estratégia INCRÍVEL que veio para FICAR, e promete entregar EXATAMENTE aquele conteúdo que seu Lead precisa para avançar no Funil.

O E-mail Marketing tem um papel importante no Funil de Vendas. Por ser uma mídia de baixo custo e engajamento-médio, é uma ótima ferramenta para entregar conteúdo personalizado para cada etapa do Funil. Existem diversas plataformas para disparo de Newsletter e E-mail Marketing, e durante minha trajetória pude experimentar diversas. Algumas com foco na construção-rápida de layouts, outros focados na compatibilidade de entrega desses e-mails. Não temos parceria com nenhuma destas empresas, mas recomendo FORTEMENTE o MailChimp e o ActiveCampaign devido à facilidade na criação dos layouts. Se sua lista de Leads for de até 2 000 e-mails, você usar o MailChimp GRATUITAMENTE!

Existem tutoriais no próprio site destes serviços que eu mencionei, que você pode fazer uma trilha de treinamento e em poucos minutos de dedicação, você poderá criar os primeiros e-mails com MUITA facilidade.

Quando nosso Blog ou Serviço não é muito conhecido, é difícil dispor de algum recurso financeiro para investir em Marketing. Parece que existem coisas mais “importantes” nesse momento. A solução parece lógica pra algumas pessoas, pra outras não.

Não é simples convencer alguém através de um e-mail, seja ele de Marketing ou não. Aqui vão algumas dicas:

  • Você precisa de um layout limpo, e ao mesmo tempo, firme.
  • Use diversos CTA’s (Call to Action) – Botões bem chamativos, com a proposta-direta de venda
  • Ofereça opções de “saiba mais” sobre sua empresa, para que o potencial-cliente possa te conhecer acessando seu site, por exemplo
  • Não esqueça do link “remover-me da lista”, pois quando não quiser mais receber, pode cancelar. Caso contrário, este usuário poderá reportar seu e-mail como SPAM, e isso é algo que nós NÃO queremos.

É muito mais vantajoso para pequenos-negócios, a criação e implementação do Funil de Vendas, utilizando o E-mail Marketing como uma das principais ferramentas para fazer tudo acontecer. Espero ter ajudado à abrir sua mente (ou não) sobre o potencial incrivel do E-mail Marketing associado ao Funil de Vendas.

Fique antenado aqui no Blog pra não perder nada! Um assunto novo a cada semana! Se inscreve no meu canal do YouTube? Eu falo sobre o mundo Automotivo, Programação e Marketing Digital. Que Deus no abençoe grandemente!