Como projetar um bom layout (socialmedia e webdesigner)

Nesta série de artigos, abordaremos conceitos de design voltados para a web e ao fim, você terá uma orientação para seus estudos da criação de belíssimos Layouts de Websites. Note que algumas nuances apresentadas aqui, poderão se repetir para diversos tipos de peças Web, incluindo Instagram, Facebook ou postagens em seu Blog.

Introdução ao desenho para Web (Social Media e Layouts para Websites)

Planejamento
Designar respostas para perguntas como: Para quem? Quando? Onde? ajudam à orientar o planejamento para a direção certa. Defina quantas peças, onde elas serão disponibilizadas, quais os limites técnicos (Tamanhos de altura, largura e peso máximo das imagens). Organize suas métricas (formas de medir) para observar os resultadas na etapa do “rastreamento”

Conteúdo
Requisitar e organizar o conteúdo que será utilizado para a criação do material. É impossível tirar leite de pedra. Marca, Fotos, Texto(s) institucional(is) são itens básicos para o sucesso de um produto ou campanha. A sua relação com o cliente ou gestor do projeto deve ser estreita, para que não haja ruídos na comunicação que possam travar o trabalho, ou pior, gerar algum re-trabalho.

Busque referências já validadas
Busque referências de Websites do segmento, se você é iniciante e ainda não sabe nada, comece conhecendo bem as ferramentas do seu Editor de imagem. Procure reproduzir cópias fiéis de sites que se encontram hoje na rede, até aprender sobre as tendências e julgar quais são boas e quais são ruins.

Cada caso, é um caso
Entenda que não é porquê determinado recurso funciona para o concorrente, que necessariamente vai funcionar para o seu cliente. Cada caso é um caso, procure entender qual é o do seu cliente para conseguir oferecer uma solução que atenda às necessidades dele, e de sua marca!

Otimização
Como fator controverso e mais importante, otimize suas peças. Quanto a tamanho e peso, atente-se sempre aos limites estabelecidos e siga-os. Se possível, reduza mais ainda. Isso depende bastante de cada projeto/caso. Existem projetos Web onde a qualidade da imagem e peso, são fatores determinantes, mas em sua grande maioria – não. Lembre-se que em um mundo globalizado, seu Website tem grandes chances de ser visualizado através de um dispositivo-móvel como o celular.

Rastreamento
É necessário monitorar a resposta do público quanto à postagem em seu Blog, Rede social ou Site pessoal. Baseado nos resultados desta etapa é que serão definidas as próximas ações quanto à quesitos técnicos ou ideológicos sobre a próxima peça. Exemplo: Ao receber críticas por determinada cor ou fonte usada, adota-se uma próxima pra a produção da peça sucessiva.

Busque opiniões
Peça um Feedback sobre seus trabalhos para pessoas que estão próximas à você como amigos ou familiares. A opnião de outras pessoas importa bastante, afinal, não produz-se peças Web para serem vistas por uma só pessoa, mas sim para várias. Lembre-se que o usuário vai interagir e dependendo de seu julgamento, pode ou não voltar à ver a sua peça.

Espero ter ajudado trazendo conceitos fundamentais na idealização e produção de peças de layout, tanto para peças de rede social, quanto para layouts de Websites. Fique antenado aqui no Escola Web, que cada semana é um assunto novo! Bons estudos! Que Deus nos abençoe!