Fundamentos para Design de E-mail Marketing
Existem alguns conceitos que são importante seguirmos para preservar a qualidade de quem está recebendo o e-mail e sua reputação como profissional. Evite frases como: “Clique aqui”, “Veja mais”, “Compre já”. Estes termos não são bem aceitos pelo público e ferem as boas práticas estipuladas pelos provedores de E-mail.
Antes de começarmos o passo a passo Ilustrativo da criação do E-mail Marketing, iremos deixar algumas recomendações importantes para quem deseja produzir um e-mail funcional e belo, aumentando as chances de conversão
Recomendações
- Jamais compre listas de E-mail, além de gastar dinheiro, você está cometendo uma prática desonesta e consequentemente sujando sua reputação como profissional.
- Nunca produza seu E-mail marketing composto apenas por imagens, isso pode levá-los ao Spam.Os conteúdos podem não ser visualizados devido a existência de serviços e-mail que bloqueiam as imagens, e também problemas com carregamento das imagens.
- Importante não dispararmos E-mail com frequência, evitando um contato massivo com leito. Envie apenas o necessário e de valor .
- É de extrema importância o uso de grids, assim deixamos o espaço onde iremos colocar o conteúdo visível de forma harmônica e alinhado.
- Call to Action - Procure sempre abusar de links, aqueles que leitor percebe a vantagem ao clicar, mas ao mesmo tempo devemos ficar espertos para não poluir nosso E-mail, afinal ninguém gosta de clicar em links que não te levam a nada ou que não fazem jus ao que está sendo falado. Repita a mesma Call to Action no decorrer do seu e-mail, para facilitar o aceso ao leitor e garantir que o link de interesse seja acessado.
Objeto de exemplo
O layout é dividido em três etapas como uma página web: Topo, corpo e rodapé.
Colocando a mão-na-massa
A Ferramenta que utilizei neste passo a passo foi o Adobe Illustrator. Definimos nossa área de trabalho (ou canvas), que por padrão è 600px de largura e a altura vai depender da quantidade de conteúdo. Por costume, gosto de aplicar uma margem de 20px a 40px dando espaço em cada borda dando um efeito visual na organização do projeto se tornando mais agradável ao potencial destinatário.
Escrevendo um título relevante
Os títulos precisam ser sucintos e conter termos que chamem a atenção do público. Palavras "dífíceis" ou termos específicos, de maneira geral não são bem-vindos. Coloque-se na posição do potencial leitor, no momento de escrever um título e responda às seguintes perguntas: O anúncio despertaria meu interesse? Eu interagiria com nele?
- “Artigo Leonardo - Conceitos e aplicações para desenvolvimento de E-mail Marketing e segmentação de público de qualidade.” (Inadequado)
- “Artigo Leonardo - Dicas e macetes na produção de E-mail Marketing.” (Adequado)
Topo
Desperte o interesse. Nem todos os usuários gostam ou simpatizam com “publicidade” por E-mail. Tudo deve ser organizado por etapas e divisões para despertar a vontade do destinatário de conhecer mais sobre sua causa, seja esta a venda de um produto ou serviço. Insira itens como Logo ou links externos nesta parte. Capriche no título, o usuário só continuará a ler seu anúncio, caso o título lhe interesse.
Corpo
Nossa próxima etapa é o texto, presente no corpo do nosso layout. O conteúdo deve ser direto e breve. Não utilize vídeos ou apresentações. Somente texto puro acompanhado de uma ou várias imagens. Utilize subtítulos com destaques de cores e tamanhos de fonte. Isso quebrará a uniformidade da nossa peça, atraindo a atenção para pontos-chave acerca do assunto apresentado
Rodapé
Para concluirmos nosso E-mail, vamos para o footer (rodapé), onde na maioria das vezes colocamos links para os canais de contato ou de acesso a outros conteúdos alheios ao assunto da mensagem em questão
Envio
Após a conclusão do layout do seu E-mail Marketing, antes de enviá-lo, será necessário a contratação de algum serviço de disparo de e-mails ou serviço de SMTP. Caso possua uma conta de hospedagem ativa, é possível fazer o disparo através de um e-mail criado somente para esta finalidade. Será necessário o monitoramento constante no que diz respeito à “blacklists”, que são “listas negras” alimentadas pelos buscadores, provedores e filtros de e-mail, contendo os principais endereços reportados pelos usuários como SPAM. Estes endereços após “negativados”, ao enviarem cartas virtuais, serão enviadas diretamente para o LIXO do destinatário, diminuindo assim, as chances de sucesso das próximas campanhas.
Implementação HTML
Antes de enviar sua mensagem, será necessário codificar o layout como HTML. Os provedores de e-mail permitem a transmissão de mensagens customizadas através desta linguagem. Este assunto integra a pauta dos próximos artigos. Espero ter conseguido promover uma noção geral do panorama que é a publicidade digital. Se gostou, dá um like e compartilha!
Tags: HyperText Transfer Protocol E-mail Marketing Flat Design