O que é Flat Design?

Escrito por Leonardo Volpiano.

o que e flat design1

Flat Design é uma tendência recente, que defende interfaces simples e claros, entre outras características que veremos ao decorrer do nosso artigo.


Lei de Gestalt no design

A Lei Gestalt é um dos principais termos que dão base ao Flat, o seu uso permite deixarmos os objetos visivelmente entendidos e separados. A Gestalt foi uma escola que nasceu na Universidade de Frankfurt, na Alemanha, com o objetivo de esclarecer o sistema humano de leitura visual da forma. Ou seja, porque vemos as coisas da maneira que vemos.

 

o que e flat design3

Com os círculos agrupados uns próximos dos outros, deixamos de observar os 16 círculos e prestamos atenção nos 4 grupos



o que e flat design2

Quando olhamos para imagem reparamos fileiras de círculos e triângulos, e não círculos e triângulos entrelaçados entre si.

 

Skeumorfismo

Antes de finalmente falarmos do Flat, não podemos deixar de falar  de seu antecessor . O Skeumorfismo, que se trata de um design que dá realidade a um objeto, pois facilitava o entendimento do usuário, ou seja, ele já está familiarizado com aquilo. Como exemplo de um usuário deste design, temos a  Apple, que aderiu este modelo em todos os seus IOS, abandonando o skeumorfismo por completo no IOS7.

o que e flat design4

Características do Skeumorfismo: relevos, sombras, entalhes e gradientes.

 

Enfim, Flat

O Flat é todo caracterizado por seu design plano, de cores e textos bem definidos. Utilizando esta tendência-conceito, conseguimos produzir peças “limpas”, com entendimento claro, atentando-se sempre aos limites de texto e cores do projeto.

o que e flat design5

 
Espero que agora você já esteja familiarizado com a origem do que hoje conhecemos como Flat Design. Muitas empresas foram precursoras dessa tendência hoje, quase unanimemente adotada pelos Designers; Sejam produtores de conteúdo de mídia Online ou Offline, embora mais adotada no On.

A Microsoft com a popularização do Windows 8 ajudou a quebrar paradigmas presentes na mente do usuário, onde acreditava-se que algo “bonito” deveria dotado de sombras e cores excessivas. Hoje percebemos que “menos é mais” e que o Design é sim importante, mas a mensagem a ser transmitida é o maior objetivo.

Tags: Flat Design