Fundamentos para Design de E-mail Marketing

Escrito por Leonardo Volpiano.

conceitos e aplicacoes email marketing


Existem alguns conceitos que são importante seguirmos para preservar a qualidade de quem está recebendo o e-mail e sua reputação como profissional. Evite frases como: “Clique aqui”, “Veja mais”, “Compre já”. Estes termos não são bem aceitos pelo público e ferem as boas práticas estipuladas pelos provedores de E-mail.

Antes de começarmos o passo a passo Ilustrativo da criação do E-mail Marketing, iremos deixar algumas recomendações importantes para quem deseja produzir um e-mail funcional e belo, aumentando as chances de conversão

Recomendações

  • Jamais compre listas de E-mail, além de gastar dinheiro, você está cometendo uma prática desonesta e consequentemente sujando sua reputação como profissional.
  • Nunca produza seu E-mail marketing composto apenas por imagens, isso pode levá-los ao Spam.Os conteúdos podem não ser visualizados devido a existência de serviços e-mail que bloqueiam as imagens, e também problemas com carregamento das imagens.
  • Importante não dispararmos E-mail com frequência, evitando um contato massivo com leito. Envie apenas o necessário e de valor .
  • É de extrema importância o uso de grids, assim deixamos o espaço onde iremos colocar o conteúdo visível de forma harmônica e alinhado.
  • Call to Action - Procure sempre abusar de links, aqueles que leitor percebe a vantagem ao clicar, mas ao mesmo tempo devemos ficar espertos para não poluir nosso E-mail, afinal ninguém gosta de clicar em links que não te levam a nada ou que não fazem jus ao que está sendo falado. Repita a mesma Call to Action no decorrer do seu e-mail, para facilitar o aceso ao leitor e garantir que o link de interesse seja acessado.

 

etapas email mkt

 

Objeto de exemplo

O layout é dividido em três etapas como uma página web: Topo, corpo e rodapé.

design layout email marketing

 

Colocando a mão-na-massa

A Ferramenta que utilizei neste passo a passo foi o Adobe Illustrator. Definimos nossa área de trabalho (ou canvas), que por padrão è 600px de largura e a altura vai depender da quantidade de conteúdo. Por costume, gosto de aplicar uma margem de 20px a 40px dando espaço em cada borda dando um efeito visual na organização do projeto se tornando mais agradável ao potencial destinatário.

canvas email marketing

 

Escrevendo um título relevante

Os títulos precisam ser sucintos e conter termos que chamem a atenção do público. Palavras "dífíceis" ou termos específicos, de maneira geral não são bem-vindos. Coloque-se na posição do potencial leitor, no momento de escrever um título e responda às seguintes perguntas: O anúncio despertaria meu interesse? Eu interagiria com nele?

  1. “Artigo Leonardo - Conceitos e aplicações para desenvolvimento de E-mail Marketing e segmentação de público de qualidade.” (Inadequado)
  2. “Artigo Leonardo - Dicas e macetes na produção de E-mail Marketing.” (Adequado)

 

Topo

Desperte o interesse. Nem todos os usuários gostam ou simpatizam com “publicidade” por E-mail. Tudo deve ser organizado por etapas e divisões para despertar a vontade do destinatário de conhecer mais sobre sua causa, seja esta a venda de um produto ou serviço. Insira itens como Logo ou links externos nesta parte. Capriche no título, o usuário só continuará a ler seu anúncio, caso o título lhe interesse.

topo email marketing

 

Corpo

Nossa próxima etapa é o texto, presente no corpo do nosso layout. O conteúdo deve ser direto e breve. Não utilize vídeos ou apresentações. Somente texto puro acompanhado de uma ou várias imagens. Utilize subtítulos com destaques de cores e tamanhos de fonte. Isso quebrará a uniformidade da nossa peça, atraindo a atenção para pontos-chave acerca do assunto apresentado

corpo email marketing



Rodapé

Para concluirmos nosso E-mail, vamos para o footer (rodapé), onde na maioria das vezes colocamos links para os canais de contato ou de acesso a outros conteúdos alheios ao assunto da mensagem em questão

rodape email marketing

 

Envio

Após a conclusão do layout do seu E-mail Marketing, antes de enviá-lo, será necessário a contratação de algum serviço de disparo de e-mails ou serviço de SMTP. Caso possua uma conta de hospedagem ativa, é possível fazer o disparo através de um e-mail criado somente para esta finalidade. Será necessário o monitoramento constante no que diz respeito à “blacklists”, que são “listas negras” alimentadas pelos buscadores, provedores e filtros de e-mail, contendo os principais endereços reportados pelos usuários como SPAM. Estes endereços após “negativados”, ao enviarem cartas virtuais, serão enviadas diretamente para o LIXO do destinatário, diminuindo assim, as chances de sucesso das próximas campanhas.

 

Implementação HTML

Antes de enviar sua mensagem, será necessário codificar o layout como HTML. Os provedores de e-mail permitem a transmissão de mensagens customizadas através desta linguagem. Este assunto integra a pauta dos próximos artigos. Espero ter conseguido promover uma noção geral do panorama que é a publicidade digital. Se gostou, dá um like e compartilha!

Tags: HyperText Transfer Protocol E-mail Marketing Flat Design